Radar da transparência

História

Localizado no Sudoeste Goiano, a ocupação foi iniciada pela família de Joaquim Domingos da Silva e Alventina Borges da Silva. O casal fixou um cruzeiro na região no dia 13 de julho de 1951, em devoção a Santo Antônio. O surgimento do patrimônio atraiu, aos poucos, a atenção de outras pessoas, que se mudaram para o local.
Em 1963, a localidade foi elevada à condição de distrito do município de Rio Verde, administrado pelo então prefeito Paulo Campos. A ação viabilizou a construção de escolas e outras repartições públicas. Hermínio Rodrigues Leão, Ermelindo Francisco da Silva e sua esposa, Zulmira Pereira da Silva, doaram dois alqueires para que fosse erguida a escola estadual. As obras foram concluídas em 1959.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio da Barra pela Lei Municipal n.º 549, de 20-04-1962, subordinado ao município de Rio Verde.
Em divisão territorial datada de 21-XII-1963, o distrito figura no município de Rio Verde.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio da Barra pela Lei Estadual n.º 11.703, de 29-04-1992, desmembrado de Rio Verde. Sede no antigo distrito de Santo Antônio da Barra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

Fonte:IBGE

Santo Antônio da Barra - GO